A Culpa é da Ciência #008 - Caldinho de feijão ou de microplástico?
A ciência está no seu prato, mas cuidado com o que joga fora. A Culpa é da Ciência é a newsletter mensal da Bori que reúne histórias, descobertas e debates relevantes para você, que dá valor à ciência
Na mesa, o trivial arroz com feijão segue imbatível: barato, nutritivo e custo-efetivo nas merendas escolares — é o básico que funciona, e a ciência mostra isso, numa pesquisa da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e da USP nos Cadernos de Saúde Pública (também em Metrópoles e Cubo). Mas na lavoura, sim, há tecnologia! Inteligência artificial capaz de avaliar o estado nutricional do feijoeiro só de bater o olho nas folhas. A pesquisa da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP saiu na revista Engenharia Agrícola (também no Gizmodo). A qualidade do caldinho de feijão está garantida.🫘 🥣
Mas na roça tem um problema que é invisível. Na revista Anais da Academia Brasileira de Ciências, pesquisadores da UFMG explicam numa revisão que plásticos agrícolas e embalagens de agrotóxicos estão se desfazendo e atravessando o solo até alcançar as águas subterrâneas dos lençóis freáticos, deixando um rastro de contaminação (também no Drops e no Organic News). Pensando melhor, talvez nem o caldinho de feijão esteja a salvo.⚠️
🏆 Sai que é sua, Ana Paula!
Obrigado a todos que votaram na Bori no Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar! Nossa cofundadora, Ana Paula Morales, está no TOP25, entre os mais influentes jornalistas do país. A revelação do TOP5 e da grande vencedora ou vencedor acontece no dia 27/11. Confira aqui os demais premiados.
🫠 Da crise do clima à indústria de climatização
No próximo dia 2 de outubro, a Bori realiza o workshop “Da crise do clima à indústria de climatização: o que todo jornalista precisa saber”, em parceria com a CLASP. O encontro vai discutir como a eficiência energética e o setor de refrigeração e climatização estão no centro da agenda climática, com participação de especialistas da Eletros, ABDI e CLASP. O evento é online, gratuito e exclusivo para jornalistas cadastrados, das 10h às 11h30, e promete trazer pistas valiosas sobre inovações tecnológicas e políticas públicas para enfrentar os desafios da transição climática. As inscrições ficam abertas até 30/9. Clique aqui!
💨 Metano, freio de emergência climático
Um relatório do Climate Crisis Advisory Group, divulgado pela Bori, coloca o Brasil no centro da crise climática. O recado é direto: cortar as emissões de metano é a ação mais urgente para conter o aquecimento global. Esse gás tem efeito 80 vezes mais potente que o CO₂ e responde por cerca de um terço do aquecimento atual. No Brasil, ele vem principalmente da pecuária, da gestão de resíduos e de áreas alagadas.
O documento aponta que, se o país quiser se apresentar como liderança na COP30, terá de encarar esse desafio. Reduzir metano significa mexer com modelos de produção agropecuária, repensar o destino do lixo e investir em tecnologias de baixo carbono. Ou o país assume o volante, ou corre o risco de chegar à conferência com a imagem de passageiro distraído num carro desgovernado. (também em Um Só Planeta e no ABC do ABC)

🧪 Ciência no Brasil
🔥 Fumaça em Manaus – Queimadas na BR-319 deixaram a capital amazonense 20 vezes acima do limite da OMS para poluição do ar. O céu cinza não era metáfora, era diagnóstico. (também no Globo)
😔 Adolescência ferida – Revisão da UFMG mostra que a pandemia intensificou casos de automutilação em adolescentes. O problema cresceu dez vezes no período.
💧 Dinheiro evapora – Bacia no semiárido nordestino perdeu 42% de água em três décadas, com prejuízo estimado em meio bilhão de dólares. (também no Blog do Pedlowski)
🏙️ Startup virou senhorio – Com US$ 760 milhões em capital estrangeiro, o QuintoAndar concentrou o mercado de aluguel no Brasil, que ficou ainda menos acessível para quem precisa de moradia. (também no Jornal Opção)
🐒 Macaco em risco – A expansão agrícola avança e ameaça o guigó-da-caatinga, primata que só existe no Brasil. Mais da metade do habitat já virou lavoura.
🔎 Vimos por aí
🧑🏾🔬 Futuro de jaleco – A Capes tem inscrições abertas para o Futuras Cientistas, que premiará alunas da rede pública do ensino médio e técnico que querem seguir carreira científica.
🏣 Depois do jaleco – O Einstein promove nesta terça (30) uma live com especialista em transição de cientistas da academia para o mercado
🧮 a²=b²+c² – A Fapesp abre inscrições até 8/10 para a Escola de Exatas, Ciências Naturais, Engenharia e Medicina, que acontece de 10 a 14 de novembro.
📚 Tem de humanas também – Também da Fapesp, a Escola de Humanidades, Ciências Sociais e Artes rola de 1 a 5 de dezembro, com inscrições abertas até 15/10.
🔥 Arte em estado de febre – A segunda edição da revista FEBRE reúne coletivos e movimentos que misturam criatividade e ativismo climático. A publicação é do Instituto Lamparina e do LabExperimental.
Gostou do conteúdo? Tem ideias para as próximas edições? Escreva para a gente (aculpaedaciencia@abori.com.br) e faça parte dessa construção coletiva. A Culpa é sua também!
Recebeu essa newsletter por aí? Faça o seu cadastro e receba as próximas! E deixe seu recado para a gente no LinkedIn ou no Instagram! Nos vemos na próxima edição. E não descuide da dieta!