A Culpa é da Ciência #006 - Onde há tabaco (com ou sem fumaça), há doença
Seis edições da mais pura atmosfera científica. A Culpa é da Ciência é a newsletter mensal da Bori que reúne histórias, descobertas e debates relevantes para você, que dá valor à ciência.
Desde que o ser humano dominou o fogo, aprendeu a aquecer, cozinhar… e também a tragar. Milênios depois, lidamos com os efeitos para além do prazer passageiro: o cheiro que impregna, a dependência e, agora, vapores com sabor de morango, de melancia ou de maçã verde, que mascaram riscos. A nicotina se recicla em produtos e discursos, e até quem não fuma está pagando o preço.
Um estudo conduzido em Santa Catarina e divulgado pela Bori mostrou como a cultura do fumo contamina não só quem planta, mas também rios, poços e alimentos. Agricultores relataram sintomas da chamada doença da folha verde do tabaco. E ali até crianças participam da colheita.

Não bastassem as encrencas tabagistas de sempre, vieram os vapes. Analisando as buscas na internet, pesquisadores da UFS e da UFPB encontraram uma associação interessante: à medida que crescia o interesse por “vape”, aumentavam também as buscas por “rouquidão”. A correlação acende o alerta para os efeitos do cigarro eletrônico sobre a voz e o sistema respiratório. Pode parecer só vaporzinho, mas o uso de vape já se mostrou danoso e até letal.
Uma novidade boa nessa seara fumacenta é que o tabagismo está em queda entre as mulheres. O problema é que, ao mesmo tempo, o consumo abusivo de álcool entre elas está aumentando, mostra um novo estudo da UFMG. Que a chama da ciência ilumine o juízo dos nossos políticos e as políticas públicas de que tanto precisamos para sair desse limbo.
📣Ampliamos a voz da ciência
Quando Francilene Procópio Garcia foi empossada presidente da SBPC, ela declarou uma missão que também é nossa: aproximar a ciência da sociedade e ampliar sua voz. Primeira mulher nordestina a ocupar o cargo, ela deu o recado em entrevista ao Estadão, que ecoou aqui! Desde 2020, a Bori já divulgou mais de 850 pesquisas e apoiou a publicação de cerca de 15 mil matérias em veículos de todo o país. Mais de 3.400 jornalistas — de todas as editorias e regiões — confiam na Bori para apoiar seu trabalho.
Também produzimos relatórios sobre a ciência feita no Brasil, conectando dados, temas estratégicos e interesse público. Em Recife, durante a Reunião Anual da SBPC, participamos de um debate sobre desinformação e apresentamos dados inéditos sobre a produção científica nacional sobre o tema. O relatório será publicado em breve. Fique de olho! 👀
🤱🏿Nem o cordão umbilical escapa
A invasão dos microplásticos chegou a um novo nível — e ele é uterino. Pela primeira vez na América Latina, essas partículas foram encontradas em placentas e cordões umbilicais. Os achados da UFAL levantam um alerta sobre os efeitos da poluição plástica já no início da vida. A notícia bombou e saiu em dezenas de veículos como TV Cultura, Medscape, Folha de S.Paulo e CNN.
Enquanto partículas plásticas atravessam barreiras biológicas, políticas públicas ainda não alcançam meninas brasileiras em situação de vulnerabilidade. Um estudo da UFPel e da Umane mostra que a gravidez na adolescência, quatro vezes mais comum aqui do que em países ricos, afeta com mais força meninas negras, indígenas e do Norte e Nordeste. Mais de 1 milhão de adolescentes brasileiras deram à luz entre 2020 e 2022 — muitas delas vítimas de abandono escolar, desigualdade e violências invisíveis. Está também na Crescer, no Jota e na Agência Brasil.
✨ E mais
🧀 Bactérias certas – Controlar a temperatura na maturação do queijo artesanal serrano acelera a produção, reduz patógenos e valoriza a produção artesanal. (também no Gizmodo)
🧪 Farmácia do mar – Zoantídeos (parentes das águas-vivas) de ilhas oceânicas brasileiras produzem compostos químicos complexos que podem até virar remédio. (também no Jornal da USP)
🐟 Exclusividades tropicais – Ilhas do Atlântico Sul abrigam 44 espécies que não existem em nenhum outro lugar do mundo. (também no Metrópoles)

🔎 🗺️Vimos por aí
📸 Ciência em foco – Estão abertas as inscrições para o Prêmio FCW de Fotografia 2025. Imagens sobre mudanças climáticas renderão prêmios que somam R$ 120 mil.
🏆Livros do ano – O Prêmio Jabuti Acadêmico anunciou os cinco finalistas de cada categoria. A cerimônia de premiação será em 5 de agosto.
🎖️ Doutor divulgador– Editora da UERJ seleciona obra de divulgação científica voltada ao público leigo para ser lançada. Tem um livro pronto aí? Inscrições até 10 de agosto!
👨🏾⚖️ IA nas leis – Núcleo lança Legislatech AI, inteligência artificial generativa para auxiliar na descoberta e no entendimento da legislação brasileira.
🫱🏼🫲🏿 Diplomacia da ciência – Evento da USP e do portal Science Arena, do Einstein, vai discutir a articulação do conhecimento em temáticas de clima e saúde
Gostou do conteúdo? Tem ideias para as próximas edições? Escreva para a gente (aculpaedaciencia@abori.com.br) e faça parte dessa construção coletiva. A Culpa é sua também!
Recebeu essa newsletter por aí? Faça o seu cadastro e receba as próximas! E deixe seu recado para a gente no LinkedIn ou no Instagram! Nos vemos na próxima edição. Pra dentro, só ar puro!