A Culpa é da Ciência #005 – Entre a barragem de problemas e a maré de soluções
Quinta edição, nadando de braçada! A Culpa é da Ciência é a newsletter mensal da Bori que reúne histórias, descobertas e debates relevantes para você, que dá valor à ciência.
Quando a água deixa de correr livre no Xingu, as consequências se avolumam: peixes escasseiam, árvores deixam de frutificar e comunidades inteiras navegam contra a corrente. Quem conta essa história com a autoridade de quem vive às margens do rio é Josiel Juruna, coordenador do monitoramento ambiental independente da Volta Grande do Xingu, o Mati-VGX. Desde 2013, ele e outros indígenas, ribeirinhos e pesquisadores da UFPA percorrem o rio para medir, registrar e resistir. “Hidrelétrica não é energia limpa”, diz Josiel. Para ele, só a união transforma conhecimento tradicional em força para brigar contra o status quo. No mesmo tema, vale lembrar deste estudo na revista Conservation Biology, que divulgamos algumas semanas atrás e que mostra o impacto da barragem na natureza e na vida das pessoas.
Se de um lado a represa trava o fluxo de água, de outro a Bori traz uma maré alta de soluções para um jornalismo ágil, criativo e rigoroso. Em 2025 já capacitamos mais de 100 jornalistas de todas as regiões do país para coberturas de clima, energia e biodiversidade. Isso bem no ano em que o Brasil vai sediar a COP.
Mentoria InfoEnergia: oito encontros com especialistas de peso sobre eficiência energética — e prêmio para as melhores reportagens.
Workshop Biodiversidade & Crise Climática: três módulos com cientistas de referência, bastidores de pesquisa e atalhos para pautas quentes.
Evento Descarbonização da Indústria: debateu caminhos de baixo carbono na pecuária, indústria de cimento e siderurgia, com engajamento recorde da nossa comunidade.
Não é à toa que só no último mês foram geradas mais de 500 publicações jornalísticas 🎉 a partir de conteúdos da ciência divulgados pela Bori. E o melhor é que esse mar não tem perigo de secar.🌊
🛡️Exemplos de cuidado
No rio Taiassuí, no Pará, o pequeno tetra splash (Copella arnoldi) vira acrobata na estação das chuvas: salta para grudar seus ovos em folhas sobre a água, contando com a umidade da floresta para mantê-los hidratados. Estudo da UFPA revelou que os machos vigiam os ovos e os borrifam com água para mantê-los hidratados. Os autores recomendam permitir no comércio ornamental apenas exemplares adultos, protegendo a população selvagem dessa espécie única de “desova aérea”. (também em O Povo e na Exame)

🐾 Bichos & Cia.
Quando o cocô vira insumo para reflorestamento, uma bactéria triturada atua como guarda-costas de frangos e um formigueiro profundo parece mais um projeto de engenharia subterrânea, é sinal de que a natureza está trabalhando (com soluções de dar inveja às mentes mais criativas).
🦙🌱Anta jardineira-express - Sementes que passam pelo trato digestório de antas germinam mais rápido e com maior taxa de sucesso, acelerando regeneração de florestas (também na Folha de S.Paulo)
🧫🐔 É ‘posbiótico’ que chama - “Suco” de bactéria Enterococcus faecium reduz infecção de outra bactéria, a preocupante Salmonella. (também na Superinteressante)
🐜🏗️Formigas engenheiras - Ninhos de até dois metros de profundidade revelam como espécies da tribo Attini cultivam fungos, ventilam o solo e ajudam na reciclagem de nutrientes (também em Um Só Planeta)
✨ E mais
🚫 Racismo disseminado - 84% das pessoas pretas relatam discriminação no Brasil, e as principais afetadas são as mulheres (também em Alma Preta)
🌱 Floresta cultivada - 42% das espécies de plantas da Amazônia são utilizadas por comunidades tradicionais e 60% delas são insubstituíveis (também na Rádio Nacional)
🚨Camisinha em baixa - Homens gays e bissexuais usam mais camisinha do que héteros, mas relacionamento estável derruba a prática (também na Rede Nacional de Combate à Desinformação)
👀Opinião: ciência como palanque - ‘No Brasil, alinhamento político à ciência só acontece quando há benefício nas urnas’ (também no Cubo)
💉Investimento que vira imunização - Sala apropriada, geladeira, caixa térmica e outros equipamentos podem aumentar cobertura vacinal em até 86% (também na Galileu)
🔎🗺️ Vimos por aí
💉Anuário VacinaBR 2025 - lançado pelo Instituto Questão de Ciência, faz radiografia inédita da vacinação infantil no país: coberturas seguem abaixo da meta
🌳Laços Amazônicos - Série com apoio de Instituto Serrapilheira e Clip mostra como desmatamento, garimpo e clima extremo secam rios, sufocam cidades e ameaçam fauna e flora
💧Cerrado: O Elo Sagrado das Águas do Brasil - Especial da Ambiental Media analisa o bioma com mapas gráficos e mostra por que ele está por um fio
🐟 O bacalhau encolheu - Na Science Advances, estudo aponta pesca como razão para peixe estar diminuindo de tamanho; saiu também no Guardian
Apoio:
Gostou do conteúdo? Tem ideias para as próximas edições? Escreva para a gente (aculpaedaciencia@abori.com.br) e faça parte dessa construção coletiva. A Culpa é sua também!
Recebeu essa newsletter por aí? Faça o seu cadastro e receba as próximas! E deixe seu recado para a gente no LinkedIn ou no Instagram! Nos vemos na próxima edição. Remando com evidências.